Oswald de Andrade

Oswald de Andrade

sexta-feira, 21 de março de 2014

Um pouco de Oswald - Curta Biografia

Podemos dizer que Oswald  foi o maior representante da estética modernista no que se refere às características estilísticas. Em suas obras destacam-se obras a  linguagem espontânea, livre de apegos no que diz respeito à sintaxe, predominância do coloquialismo e de uma crítica extremamente irreverente. Sem ser ingênuo e ufanista, ele defendia a valorização de nossas origens, do nosso passado histórico e cultural, mas de forma crítica, recuperando, parodiando, ironizando e atualizando nossa história de colonização.

Oswald de Sousa Andrade, filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade, nasceu em 11 de janeiro de 1890 em São Paulo. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco. Em suas várias viagens à Europa, tem contato com os movimentos de vanguarda e adota as ideias futuristas, tornando-se uma das principais personalidades do modernismo. Estudou jornalismo literário e, inicia sua vida literária no jornal humorístico "O Pirralho" fundado por ele mesmo.

Muito próximo, no princípio de sua carreira literária, da pessoa de Mário de Andrade, ambos os autores funcionaram como um dínamo na introdução e experimentação do movimento, unidos por uma profunda amizade que durou muito tempo.

Porém, possuindo profundas distinções estéticas em seu trabalho, Oswald de Andrade foi também mais provocador que o seu colega modernista, podendo hoje ser classificado como um polemista. 

Criador da obra "O Pau-Brasil" e "Antropofagia", Oswald de Andrade lança um dos mais importantes manifestos do modernismo "Manifesto Pau-Brasil", publicado no Correio da Manhã.

Em 1926 casa-se com a pintora Tarsila do Amaral. Dois anos depois, separa-se de Tarsila do Amaral e casa-se com a escritora e militante política Patrícia Galvão, a Pagu. Em 1944, mais um casamento, com Maria Antonieta D'Aikmin, com quem permanece casado até o fim de sua vida.


Oswald de Andrade morre em São Paulo, no dia 22 de outubro de 1954.

Suas principais obras são: o Manifesto Antropófago, os romances Serafim Ponte Grande e Memórias sentimentais de João Miramar, a peça teatral O rei da vela, O homem e o cavalo e A mortaos poemas Bucólica, cidade, pronominais, maturidade, a transação, 3 de maio, entre outras. 


Oswald e Anitta Malfatti.
Oswald, Patrícia Galvão e o filho do casal, Rudá.

Oswald ao lado de seu último amor, Maria Antonieta.

Nenhum comentário: